QUAL O MELHOR MÉTODO?
Você já deve ter ouvido falar que o peso corporal não significa muito quando se fala em avaliação física e nutricional de praticantes de atividade física. Da mesma forma o IMC nem sempre representa um bom parâmetro.
Peso e IMC não quantificam: ossos, músculos, órgãos, gordura, pele e demais tecidos!
A sua composição corporal é um indicador de saúde!
VOU DEIXAR AQUI 4 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO FÍSICA PARA VOCÊ ENTENDER COMO ELES FUNCIONAM
ANTROPOMETRIA POR DOBRAS CUTÂNEAS:
Também conhecida como dobras ou pregas: é feita através das medidas e dimensões corporais, como: peso, altura, dobras cutâneas, circunferências e IMC. As dobras são medidas através do adipômetro.
Vantagens: É um método simples, de fácil execução, prático, não-invasivo e de baixo custo.
Desvantagens: A precisão dependerá da padronização do procedimento, além da prática do avaliador. Além disso, o adipômetro e a balança deverão estar calibrados adequadamente.
BIOIMPEDÂNCIA:
Avalia a composição corporal através da passagem de uma corrente elétrica, não invasiva, pelo corpo. Os músculos são condutores de corrente elétrica devido à grande quantidade de água, apresentando assim baixa resistência à passagem da corrente elétrica, já a gordura, o osso e a pele, ao contrário, apresentam baixa condutividade elétrica.
Vantagens: portabilidade, baixo custo, rapidez, método não invasivo, simples e reprodutível.
Desvantagens: resultado variável conforme estado físico do paciente (hidratação, atividade física, período menstrual, uso de medicamentos).
DEXA:
Utiliza técnicas de imagem corporal, como tomografia, a ressonância magnética e a absorciometria de feixe duplo. Considerada como “padrão-ouro”.
Vantagens: Exatidão nos resultados de percentual de gordura, massa magra e esquelética, é rápida e não invasiva, tem baixa exposição à radiação.
Desvantagens: não portabilidade, alto custo, e necessidade de deslocamento até a clínica para a realização.
SHAPED:
Shaped é um aplicativo de inteligência artificial que avalia a composição e perímetros corporais por meio de 4 fotos (frente, costas, lado direito e lado esquerdo).
Vantagens: prático, rápido e pode ser feito à distância.
Desvantagens: As fotos devem seguir o padrão orientado para não influenciarem o resultado.
DÚVIDAS FREQUENTES:
Quem precisa fazer? Todas as pessoas! Pois saber sua composição corporal ajuda o nutricionista a direcionar o melhor protocolo para você atingir seus objetivos, como emagrecimento, hipertrofia.
Quais as vantagens de fazer? Entender como funciona seu metabolismo, seu consumo calórico e qualidade nutricional.
Qual a frequência que devo realizar a avaliação? Alguns pacientes sentem-se motivados ao realizar a avaliação em todas as consultas, mas não há necessidade. A cada dois meses é considerado suficiente, podendo ser combinado em consulta.
Qual o melhor tipo de avaliação física? Você escolhe! O padrão-ouro de avaliação é o DEXA definido pela comunidade científica. Mas, o melhor método para quantificar os seus resultados deve ser definido em consulta.
Estagiária Luciana Tramontin Bonho
(revisado Nutricionista Raisa Ozorio CRN2 11509)
E aí? Curtiu a dica?